plano de tratamento
Plano de tratamento para paciente com AVC
Objetivos:
Melhorar o tônus;
Manter ADM e prevenir deformidades;
Melhorar funções respiratórias;
Melhorar força muscular;
Treino de marcha e equilíbrio;
Treino de AVD´s;
Conduta:
Mobilização passiva de membros superiores e inferiores;
Paciente em decúbito dorsal, fisioterapeuta mobiliza passivamente todas as articulações e realiza movimentos de flexão e extensão, abdução e adução, rotação interna e externa dos membros superiores e inferiores, principalmente do lado afetado para manter ADM e prevenir deformidades.
Alongamento passivo e ativo-assistido de MMSS, MMII E Tronco;
Paciente em decúbito dorsal, fisioterapeuta realiza a flexão de quadril até o limite de dor, mantém por 20 segundos e relaxa.
Na mesma posição, fisioterapeuta realiza a técnica sustentar-relaxar, com o membro inferior flexionado, paciente realiza uma contração isométrica por 5segundos relaxa e o fisioterapeuta alonga principalmente o músculo isquiotibiais, sendo que com uma leve flexão dorsal do tornozelo, o músculo tríceps sural também é alongado.
Para alongar MMSS, paciente sentado, fisioterapeuta faz uma extensão do ombro, alongando os flexores, principalmente bíceps braquial. Depois realiza a flexão de ombro juntamente com flexão de cotovelo, levando o membro para região da escápula, alongando os extensores. Fisioterapeuta realiza uma abdução, alongando os adutores, e o movimento de adução para alongar os abdutores. Todos esses alongamentos com duração de 20 segundos cada grupo muscular.
Para melhorar Força muscular, realizar o Método Kabat, sempre orientando o paciente a acompanhar o movimento visualmente.
Padrão MMSS; extensão/adução/rotação interna.
Flexão/abdução/e rotação externa
Padrão MMII; extensão/adução/rotação externa.
Flexão/abdução/rotação interna
Utilizar as três técnicas: iniciação rítmica, inversão dinâmica e combinação de isotônicas.
Para melhorar as anormalidades do tônus, paciente em posição