Plano de gestão de resíduos
Plano Gestão de Resíduos
Ricardo Diniz
Março de 2013
Cidade: Franca – SP
População – em torno de 370.000 habitantes
Quantidade de resíduos gerados por dia – 481 toneladas
Resumo Este estudo apresenta os processos de elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos na cidade de Franca – SP. Atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresentam-se o diagnóstico dos resíduos gerados, os destinos dados aos principais resíduos. Os resíduos mais problemáticos gerados na cidade são sobras de matérias primas das indústrias do setor calçadista, como:
Retalhos de couro;
Retalhos de borracha;
Retalhos de espumas;
Retalhos de PU (Poliuretano);
Embalagens e resíduos de produtos químicos. A implementação do plano gestão de resíduos, tem um fator importante para o bom funcionamento da separação dos resíduos, além da conscientização da população, é garantir que exista uma estrutura de coleta seletiva bem identificada. Também esta previsto momentos de conscientização e treinamento sobre gerenciamento de resíduos, aos colaboradores de cada indústria, a conscientização ambiental. O plano de gestão de resíduos demonstra também a classificação, transporte dos resíduos e apresenta os principais parceiros para a destinação final dos resíduos ambientalmente adequados. No aspecto geral a cidade já se encontra em um nível bom de gestão de resíduos, já possui coleta seletiva em alguns bairros, implantada em 2010, e tem como parceiros para destinação dos resíduos somente empresas licenciadas.
RESÍDUOS INDUSTRIAIS No caso dos curtumes, que trabalham com produtos químicos para fazer o curtimento dos couros, já existem construídos reservatórios concretados, localizados próximos aos curtumes, no distrito industrial, para conter e tratar a água poluída e contaminada que produzem no processo de curtimento do couro para depois serem lançadas na rede de esgoto. Uma observação que fiz também, em