Analise da comunicaçao integrada
Através de entrevista realizada com o dono de uma das unidades da Wizard, localizada na rua Joaquim Floriano no Itaim Bibi, coletamos informações sobre como funciona a comunicação integrada desta unidade para avaliar as ferramentas que estão sendo utilizadas por ela para que seja feito o contato entre a escola e todos os seus públicos de interesse e também para verificar quais são as ferramentas que ela deixa de utilizar e poderia estar utilizando.
Primeiramente, analisamos a primeira parte da comunicação integrada, a propaganda. De acordo com Luiz Fernando Santos, proprietário da unidade analisada, as propagandas que são veiculadas nas rádios e na TV são bancadas pela franqueadora. Através de pesquisa na internet encontramos a informação, de acordo com o site 1001 franquias, de que cada franquia paga 10.000 reais por mês como taxa de publicidade, e esse dinheiro é utilizado na criação das campanhas de toda a rede.
Luiz Fernando também disse que é feita uma divulgação na região onde se localiza a unidade através de panfletos e banners que são distribuídos nos arredores da escola. Porém, está parte é feita de forma independente pela franquia, não estando incluída na taxa de publicidade.
Partindo para a próxima parte da comunicação integrada, temos: à promoção de vendas e merchandising. Elas são utilizadas de diversas formas diferentes pela escola através das seguintes ferramentas: concursos, sorteios, demonstração, descontos de preço, displays e cartazes. Dentro dos concursos estão incluídos sorteios de bolsa de estudo e produtos de interesse do público-alvo, com objetivo de motivar os atuais alunos da escola e atrair novos estudantes. Também são oferecidas aulas demonstrativas para promover o contato dos potenciais clientes com a metodologia, ensino e com o ambiente dentro da escola. Já na parte relacionada ao merchandising, estão displays e cartazes alusivos a campanhas de matricula expostos dentro da própria unidade.