Plano de Gestão de Residuos
INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FELLIPE BRASIL FERREIRA
ITALO ROCHA LIMA BRITO
PROJETO DE GESTÃO DE RESIDUOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTES DE DUAS VIAS SOBRE VÃOS
PORTO NACIONAL - TO
2014
FELLIPE BRASIL FERREIRA
ITALO ROCHA LIMA BRITO
PROJETO DE GESTÃO DE RESIDUOS NA CONSTRUÇÃO DE PONTES DE DUAS VIAS SOBRE VÃOS
Projeto submetido ao curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda, como requisito para obtenção do grau de Bacharel, junto a Faculdade de Engenharia Civil.
Prof: Luiz Adriano Silva
PORTO NACIONAL - TO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
O processo de urbanização acelerado tem elevado a quantidade de resíduos sólidos gerados pela construção civil como em canteiros de obras, demolições, edificações e infraestrutura urbanas, chamando a atenção para a necessidade da utilização de medidas eficazes para a deposição final dos resíduos sólidos.
A maior parte dos resíduos sólidos gerados é composta por resíduos de construção e demolição (RCD) ou resíduos da construção civil (RCC). A indústria da construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, também é conhecida como a maior geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.
O projeto de uma ponte inicia-se, naturalmente, pelo conhecimento de sua finalidade, da qual decorrem os elementos geométricos definidores do estrado, como, por exemplo, a seção transversal e o carregamento a partir do qual será realizado o dimensionamento da estrutura. Além dessas informações, a execução do projeto de uma ponte exige, ainda, levantamentos topográficos,