Monografia imunologia
Lucília Fraissat Santana - 12/0126826
Wertley de Oliveira Matos Melo - 09/0140311
Julio Cezar Gonçalves Cordeiro dos Santos - 12/0123606
Pedro Augusto de Carvalho Lourenço - 10/0153364
Universidade de Brasília - Junho de 2014
Sumário
1. Resumo__________________________________________ 3
2. Introdução________________________________________ 4
3. Desenvolvimento___________________________________8
4. Conclusão e Perspectivas Gerais ______________________45
5. Apêndice - Abreviaturas _____________________________46
6. Referências Bibliográficas ____________________________47
7. Anexos____________________________________________54
Resumo O sistema imunológico é responsável pela proteção do organismo contra doenças, para isso ele reconhece uma variedade de patógenos e age contra eles, afim de erradicar a infecção. No entanto, é interessante e fundamental observar que o sistema imunológico pode estar relacionado também com a morbidade quando age de maneira exacerbada e descontrolada culminando em um quadro de imunopatogenia. O seguinte trabalho busca estudar o quadro de imunopatogenia usando para isso as seguintes doenças e suas complicações: malária, dengue, influenza e choque séptico. As seguintes doenças têm importância global devido ao grande número de casos com óbitos na atualidade. Busca-se esclarecer quanto ao papel do sistema imune nas mortes por estas doenças e ainda propor caminhos e medidas para a prevenção das mesmas.
Introdução A dengue, a malária, o vírus influenza e o choque séptico, são de ponto de vista epidemiológico um problema de nível nacional e até mesmo internacional, onde sua prevenção é mais importante que o seu tratamento.
A malária é uma doença infecto parasitária que é transmitida pelo mosquito do gênero Anopheles, pela inoculação do agente etiológico da Malária, que pertence ao