Plano de gestão de resíduos sólidos
Município de Rio das Flores
Maria Iris Silvestre de Alcantara
Tonya Menezes Ferraz
2012
1. Introdução
1. Objetivo do Plano Diretor de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
O Plano Diretor de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem como objetivo descrever o panorama das ações relacionadas aos resíduos sólidos estabelecidas pelo município de Rio das Flores.
Também, visa estabelecer ações sustentáveis no que diz respeito ao saneamento básico, saúde e meio ambiente. Essas ações deverão ser conjuntas ao trabalho de educação ambiental para que os munícipes percebam sua co-responsabilidade enquanto cidadãos.
Quanto ao tratamento e destinação final de resíduos sólidos, o Plano Diretor tem a responsabilidade de traçar metas de médio e longo prazo, para tornar tais atividades mais eficientes.
2. Metodologia Participativa - Comitê Diretor e Grupo de Sustentação
O Comitê Diretor foi estabelecido pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente – Anderson Martins Dutra. O comitê foi responsável em promover as reuniões e estabelecer os temas que foram debatidos, além de coletar os dados referentes ao município.
O grupo de sustentação abrangeu pessoas da sociedade civil que garantiram o debate de todos os segmentos durante as reuniões. Ele foi composto por representantes do Conselho de Meio Ambiente, do Conselho de Saúde, do Conselho de Educação, de Associações de Moradores das diversas localidades e de representantes da Câmara de Vereadores.
As reuniões, estabelecidas bimestralmente, foram difundidas através de cartazes, carro de som e faixas e trataram diversos temas relacionados aos Resíduos Sólidos.
|Datas das Reuniões |Temas abordados |
|7 de junho de 2011 |Saneamento básico