Gestão de Resíduos Sólidos - plano para GT
Resíduos Sólidos
Coordenadores: Suedi Borges e Pedro Ivo
Apresentação
Este documento visa expor de forma ampla e objetiva os Aspectos Gerais (I) de cada Grupo Temático - GT, bem como as Atribuições Específicas (II) dos GTs existentes.
I - Aspectos Gerais
Definição
Os Grupos Temáticos são espaços para discussão e formulação de análises, propostas e projetos. Tratam-se, portanto, de esferas nas quais se busca criar condições propícias para a investigação científica e para o fomento da reflexão, produção e difusão de conhecimento, por meio do desenvolvimento e articulação de idéias, pesquisa e extensão. Um espaço de reunião de profissionais com interesses comuns de estudos e pesquisas em temas específicos.
Objetivo
Os Grupos Temáticos têm como objetivo articular e fortalecer a integração entre pesquisadores, profissionais e alunos da área ambiental e de áreas correlatas. Com foco na construção de uma rede de intercâmbio, interação e troca de informações e conhecimentos.
Permeia a sensibilização, mobilização e debates sobre temas e aspectos específicos de interesse e importância do Grupo e de seus participantes que subsidiem a proposição e a elaboração de soluções de apoio ao desenvolvimento sustentável, a preservação e conservação do meio ambiente e a difusão de melhores práticas.
Âmbito
Os grupos temáticos focam sua atuação em um tema suficientemente definido. Para tanto, sua criação deve resultar da identificação de um conjunto de temas e áreas prioritárias em consonância com o objetivo definido acima.
Características Gerais
Os Grupos Temáticos não são independentes entre si. São interligados diretamente ao Comitê Gestor que é a instância de regulação e tomada de decisões em assuntos pertinentes aos Grupos. Neste sentido, os Grupos têm a liberdade de propor e defender alterações de seu interesse, mas apenas o Comitê terá o poder da decisão.
As definições e as