Mahatma Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869 em
Porbandar e faleceu em 30 de janeiro de 1948 em Nova Déli, capital da India.
Conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A
Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela.
Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade e não-violência
Seu pai era o primeiro-ministro local, do mínusculo principado, e a mãe era uma devota vaisnava.
Como era costume em sua cultura nesta época, em maio de 1883 com a idade de 13 anos, a família de Gandhi realizou seu casamento arranjado adulto com a mulher Kasturba Gandhi, de 14 anos, através de um acordo entre as respectivas família. Gandhi e sua esposa Kasturba Gandhi em foto de 1902.
Depois de um pouco de educação indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito na University College. Ele ganhou a permissão da mãe, prometendo se abster de vinho, mulheres e carne, mas ele desafiou os regulamentos de sua casta, que proibiam a viagem para a Inglaterra.
Cursou a faculdade de Direito em Londres.
Procurando um restaurante vegetariano, havia descoberto na filosofia de
Henry Salt um argumento para o vegetarianismo e convenceu-se dessa prática. Ele organizou um clube vegetariano onde se encontravam teósofos (estudiosos da sabedoria divina) e pessoas com interesses altruísticos (ajudar os outros).
Sua primeira leitura do Bhagavad-Gita (um texto religioso hindu) foi através de parábolas em língua britânica com tradução poética de Edwin Arnold: A