Plano De Gerenciamento De Crise
Políbios, História¹
”Fracasso é simplesmente a oportunidade de começar de novo, desta vez, de maneira mais inteligente”
Ford, Henry²
_______________________
1 Políbios é um historiador da antiguidade
2 Henry Ford, fundador da empresa de automóveis Ford.
O gerenciamento de crises pode ser visto na história muito antes do que imaginamos.
- Em qual momento Noé teve que construir a sua arca’
- Antes do início do diluvio.
Não é preciso ser altamente religioso para conhecer a história da Arca de Noé, descrita biblicamente. Noé sabia que uma crise estava por vir e se preparou para adversidade. Após o termino do diluvio e a recuperação da terra, apenas aqueles que estavam na arca puderam reconstruir tudo no mundo. Pode ter sido esse, o primeiro caso bem-sucedido na prevenção e gerenciamento de uma crise.
Durante a Revolução Francesa, encontramos Maria Antonietta engolida por boatos de que havia comprado um caríssimo colar, enquanto o país estava afundado na miséria e fome. Ao contrário do que era pregado pelos revolucionários, ela nunca adquiriu este colar, e preferiu apenas ignorar tudo o que era dito. Em vez de enfrentar as acusações falsas e se defender, apenas dizia que se tratavam de boatos e boatos. Acabou na guilhotina com Luiz XVI, seu marido.
Trazendo para a atualidade, um exemplo de má gerenciamento de crise, foi o do empresário Eike Batista. Diante de problemas financeiros em suas empresas, o bilionário brasileiro, que outrora foi um grande exemplo de gestor com grande visão, empreendedor, que conseguia multiplicar sua fortuna, praticamente com um toque de Midas, acabou não sabendo lidar com aquilo que acontecia e era divulgado na mídia. As ações de suas empresas despencavam nas bolsas de todo o mundo, com uma rapidez