Atividade 01 Arte e Cultura
Tutoras: Ediane Santana, Erilene Braga,
Gisele Oliveira Lima e Maricarla Pereira
Aluno: Daniel Caldas Nogueira
Curso: Engenharia Mecânica
ATIVIDADE 1
O texto abaixo é um manifesto escrito pelo poeta, crítico de arte e ensaísta Ferreira Gullar, um dos maiores nomes da literatura brasileira, questionando o debate contemporâneo que se faz em torno da função da arte em nossa sociedade. Leia o texto atentamente e faça um resumo de uma lauda (25 a 30 linhas, de 300 a 500 palavras) dialogando com as idéias propostas pelo autor e apresentando seu ponto de vista sobre a qual deve ser a Função da Arte.
A FUNÇÃO DA ARTE, por Ferreira Gular* A arte pode ser definida como inventar, representar. Pois se a arte foi criada para criar, ela assume as formas que nós humanos queremos dar às nossas vidas. Assim que descobrimos o que queremos fazer quando nos entendemos como pessoas, começamos a representar os nossos interesses, nos inventamos, mostramos a nós mesmos que se escolhemos uma direção somos capazes de segui-la. Muitas vezes usamos a nossa religião inventada e acreditada, para justificar pontos em que falhamos em nossas explicações, usamos nossa religião para explicar coisas inexplicáveis.
A arte foi criada para inventar o mundo do homem, pois o homem respira cultura, vive a cultura. Tudo que o homem inventa é para seu próprio uso, toda essa complexidade demonstrada numa simples cidade é invenção humana, é o seu mundo suas idéias seus inventos. Isso é a arte, a parte do homem em que ele é livre para inventar, tornar verdade ou não, a arte é o belo ou o feio, pode ser algo concreto ou discretamente imaginado. A arte não pode ter uma definição limitada por que a arte é que nem a vida, tudo o que se conhece não é o bastante, a arte faz parte da vida do homem e faz a vida do homem ter um sentido para ser construída.