Educaçao fisica
“O maior erro que se pode cometer na vida é o medo constante de cometer erros.”
Elbert G. Hubbard
Nesse módulo você verá como a doutrina do gerenciamento de crises se dispõe para oferecer subsídios organizacionais às policias, pois, conforme o seu próprio conceito indica, gerenciamento é um processo que visa o modo de aplicação de recursos na antecipação, prevenção e resolução de uma crise.
Segundo Nugoli (2002), é um sistema de administração de incidentes que proporciona ao gerente responsável, um método lógico e eficaz para a preparação e emprego de seus recursos numa confrontação.
Você deve se lembrar que ele pode ser descrito, também, como uma metodologia, que se utiliza, muitas vezes, de uma seqüência lógica para resolver problemas que são fundamentados em possibilidades. Deve-se observar que o gerenciamento de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características exclusivas, exigindo soluções particulares, que demandam uma cuidadosa análise e reflexão.
Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de:
• Enumerar as fases do gerenciamento de crise;
• Caracterizar cada uma das fases.
BASSET (apud MONTEIRO, 1994, p.22), da Academia Nacional do FBI, visualiza o fenômeno da crise em quatro fases cronologicamente distintas, as quais ele denomina de fases de confrontação.
Essas fases são as seguintes:
I Pré-confrontação
II Resposta imediata
III Plano específico
IV Resolução
Recentemente, alguns estudiosos do gerenciamento de crises estão entendendo que as ações tomadas, após o término de um evento crítico, que funcionam como feedback para substanciar o reinício do ciclo, denominam-se:
V Pós-confrontação
-
Curso Gerenciamento de crises – Módulo 4
SENASP/MJ - Última atualização em 8/5/2008
www.fabricadecursos.com.br
Aula 1 - A pré-confrontação e a resposta imediata
-
Fase 1 – Pré-confrontação ou preparo
É a fase que antecede à eclosão de um evento