plano de emergência de posto de combustivel
FILIAL SOBRAL
INTRODUÇÃO
Em virtude do grande número de vítimas que os incêndios tem causado nos locais de maior concentração humana, principalmente edifícios e, tendo como causas principais à falta de conhecimento dos melhores locais de saída, pânico, correria, ocasionando quedas e pisoteamentos, pessoas retidas em elevadores e outras falhas, se faz necessário o planejamento e a execução de exercícios de abandono de emergência.
OBJETIVO
Preparar os funcionários para um rápido e eficiente abandono do edifício, em caso real de incêndio ou qualquer outra emergência.
CONSTATAÇÃO DA EMERGÊNCIA
O alarme de incêndio será o sinal de desocupação do local, servindo também de acionamento da brigada de incêndio.
O funcionário que primeiro constatar um foco de incêndio deverá chamar algum membro ou companheiros de trabalho.
O primeiro elemento irá dar início ao combate do fogo e pedirá que alguém chame outros companheiros de trabalho para ajuda-lo.
A portaria, por sua vez, quando identificado através de avisos ou de visualização do incÊndio, terá a obrigação de acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou pelos telefone.
Após constatado a necessidade do abandono, será feito a evacuação do local do incêndio .
O acionamento do corpo de bombeiro não dependerá de autorização específica, mas sim da constatação de risco para os funcionários da empresa pelos efeitos do fogo, da fumaça e outros, podendo ser feito por qualquer um do Grupo do Plano de Emergência.
Conduta dos funcionários
Todos os funcionários deverão se familiarizar com as saídas de emergência existentes em seu local de trabalho, conhecendo as instruções específicas para abandono de sua área, assim como, os respectivos coordenadores de abandono.
Recomendações
:
- desligue os aparelhos elétricos que estiver usando, salvo determinação em contrário por razões de segurança. Estas