todos os tipos de solos
2- caatinga
3-SAVANAS
*Vegetação predominante são as gramíneas, com árvores esparsas e arbustos isolados ou em pequenos grupos.
*Normalmente, as savanas são zonas de transição entre bosques e prados.
CAMPOS
*Uma extensão de terra sem mata e que tem ou não árvores esparsas.
*Suas variedades são: estepe, pampa, pradaria, puszta.
4-As matas exuberantes como a Amazônia e a mata atlântica são quase que totalmente autossustentáveis, pois produzem parte das chuvas, dos nutrientes do solo e da umidade relativa do ar, sendo que na caatinga o índice pluviométrico fica bem abaixo do necessário para uma floresta. O maior temor dos ambientalistas sobre a Amazônia é de que ela não consiga se regenerar caso a devastação seja muito grande.
5-As raízes das plantas do cerrado são muito profundas, algumas delas atingem 15m. Essa adaptação é importante, pois a água dos lençóis freáticos está a grande profundidade do solo.A água no cerrado não é tão abundante como nas florestas, mas existe em certa quantidade, principalmente na época das chuvas que vai de outubro a abril. A água é encontrada em lençóis freáticos que estão a grandes profundidades do solo.
A vegetação do Cerrado tem aspectos que costumam ser interpretados como adaptações a ambientes secos (xeromorfismo). Assim, árvores e arbustos têm galhos tortuosos, folhas endurecidas, casca grossa; as superfícies das folhas são muitas vezes brilhantes, outras vezes recobertas por pêlos. Outras plantas, contraditoriamente, têm