Plano de desenvolvimento da pratica
A FORMAÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carla Vitório
Cíntia Ap. dos Santos
Fabiéle de Aguiar Nunes
Maiara Cardoso Prof.ª Solange Becker Cossa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (Ped 0867)
02/05/14
1 TEMA/ASSUNTO
Nossa sociedade sempre vivenciou mudanças, mas sempre de maneira gradativa onde a população tinha tempo para assimilar e adaptar-se. A partir de meados do século XX, tais transformações passaram a acontecer de forma acelerada e intensa. Mudanças tecnológicas, religiosas, cientificas e politicas estabeleceram um novo estilo de vida. Falta de tempo, metas a serem atingidas, relacionamentos incertos e superficiais.
Nesse mundo caótico temos nos preocupado em manter os valores éticos e morais e passa-los as nossas crianças? Como educadores temos dado devida importância a formação integral do educando, ou estamos nos preocupando apenas em repassar conhecimentos práticos?
. Um cidadão não nasce pronto. Ele é moldado no decorrer de sua existência, sendo a infância a base da vida, e o adulto é o produto daquilo que vivenciou e aprendeu. Ensinar valores na educação infantil é criar um cidadão apto a relacionar-se harmoniosamente com seu semelhante respeitando as diferenças e os limites da sociedade, amando a si e ao próximo. Sendo fundamental a união da família , da escola e dos professores para o sucesso do resgate de valores.
2 OBJETIVOS
Resgatar a valorização do ser humano e a importâncias das virtudes. Trabalhar valores morais, ética, cooperação, honestidade, solidariedade, gentileza, respeito... Ter a consciência que somos responsáveis pela criação de cidadãos. Posicionar professores frente a problemas como violência e desrespeito. Fortalecer vínculos afetivos no ambiente educacional.
3 TIPOLOGIA
.
a) Real: tem como principal