uretra
A uretra se diferencia entre uretra e feminina e uretra masculina. A uretra feminina mede aproximadamente uns 4 cm, que parte da bexiga terminando no vestíbulo, entre o clitóris e a vagina. A uretra masculina mede aproximadamente uns 16 cm, estendendo-se desde a bexiga até o final do pênis. No estado de ereção sua longitude é ampliada. Diferencia-se em três partes: prostática, membranosa e esponjosa. A prostática está rodeada pela próstata, e é nesta região que se localizam seus orifícios e também os condutos ejaculadores. Na porção membranosa desembocam os orifícios das glândulas de Littre. A última parte continua pelo canal dos corpos cavernosos pra finalizar no meato urinário.
1. Camada mucosa: Formada por células epiteliais, apoiadas sobre uma membrana basal, e, logo abaixo desta, exite uma camada de tecido conjuntivo chamada lâmina própria ou córion. O epitélio, formado pelas células epiteliais, não é o mesmo em todo a extensão da uretra. A porção inicial da uretra, logo após sua origem na bexiga urinária, é formada por epitélio de transição. A porção intermediária, é formada por epitélio pseudoestratificado. Já a porção final, próximo ao orifício externo da uretra, é formada por epitélio escamoso estratificado. Na camada mucosa estão presentes glândulas responsáveis pela lubrificação da uretra.
2. Camada submucosa: Formada por tecido conjuntivo frouxo, rico em vasos sanguíneos.
3. Camada muscular: Constituída por duas camadas de fibras musculares lisas: a camada interna, com fibras dispostas no sentido longitudinal, e a camada externa, com fibras dispostas em sentido circular. Na uretra masculina, as camadas musculares são mais evidentes na porção prostática e membranosa, enquanto que na porção esponjosa as fibras musculares lisas são mais raras.