Relatorio Iodo
Os halogênios apresentam muitas semelhanças de grupo. Todos os elementos possuem sete elétrons em sua camada mais externa e ganham um elétron, formando uma ligação iônica (dando X-) ou formando uma ligação covalente, de forma a completar seu octeto. O flúor é sempre univalente. Como é o elemento mais eletronegativo, sempre apresenta número de oxidação –1. Para os outros elementos são possíveis os números de oxidações de +1, +3, +5 e +7. Os estados de oxidação +4 e +6 ocorrem nos óxidos e nos oxiácidos.
Os pontos de fusão e de ebulição dos elementos aumenta com o aumento do número atômico. O flúor e o cloro são gasosos, o bromo é líquido e o iodo é sólido. As moléculas dos halogênios são coloridas, devido à absorção de luz visível, que resulta na excitação de elétrons externos para níveis de energia superiores. O Flúor absorve luz violeta (alta energia) e aparece, portanto, amarelo, enquanto que o Iodo absorve luz amarela (baixa energia) e aparece violeta. Soluções aquosas de cloro e bromo são coloridas como os gases correspondentes. Soluções de iodo em líquidos não básicos e não associados, como tetracloreto de carbono, dissulfeto de carbono e hexano são violetas da mesma cor do vapor de iodo. Entretanto soluções de iodo, apresentam-se acastanhadas. O iodo forma com o amido um complexo azul intenso, que serve de prova sensível para o iodo livre.
As propriedades básicas ou metálicas aumentam ao decrescermos um grupo, como essas propriedades diminuem ao cruzarmos um período e como o astatínio é pouco conhecido, a tendência das propriedades metálicas é menos evidente na família VII-A. O aumento dos íons positivos indica um aumento da tendência para o caráter básico ou metálico. Deve-se salientar que o iodo não é um metal, e os mais numerosos e conhecidos compostos de iodo são os positivos, como I+ e I3+, pois, quando retidos podem ser deslocados pelo KI ou podem reagir com vários outros reagentes.
Todos os halogênios reagem com o