Anatomia - Sistema Urogenital
Este trabalho é referente à cadeira de Anatomia, e aborda as relações anatómicas do tracto urinário.
Segue-se uma apresentação que explicar anatomicamente os uereteres, a bexiga e a uretra e a sua relação com as estruturas abdominopélvicas como as ramificações da aorta descendente, a pelve, e os orgãos genitais.Procura-se assim entender a morfofuncionalidade dos mesmos nos processos fisiólogicos de expulsão de urina por parte do organismo, além das denominações e interacções das estruturas que compõem as mesmas.Abordar-se-á a parte do sistema urinário que é responsável pela excreção da urina e que se localiza entre a pelve renal e o óstio externo da uretra.
OBJECTIVOS
Gerais
-Explicar, anatómicamente, as estruturas que compõem o sistema urinário ( excluindo a parte referente à produção de urina ( rins ) )
Específicos
-Referir os espaços originados pelas estruturas urinárias e as relações das mesmas com os orgãos genitais.
Ureteres
Os ureteres são ductos musculares que apresentam um comprimento entre 25 e 30 cm e são conductos estreitos que conduzem urina dos rins para a bexiga. Seguem inferiormente, do ápice das pelves renais nos hilos dos rins, passando sobre a margem da pelve na bifurcação das artérias ilíacas comuns ou sobre a artéria ilíaca externa. Em seguida, passam ao longo da parede lateral da pelve, sobre as ramificações da artéria ilíaca interna. E entram na bexiga. As partes abdominais dos ureteres aderem intimamente ao peritoneu parietal e tem trajeto retroperitoneal.Os ureteres entram na bexiga no ângulo postero-superior da bexiga, sendo que a sua introdução oblíqua na musculatura da bexiga permita que haja uma “válvula” unidireccional, uma vez que quando a pressão interna da bexiga é elevada há um colapso da porção distal do ureter para impedir o refluxo da urina para o ureter durante a micção. Este fenómeno é auxiliado pela contracção da musculatura vesical, que é constituida por alças do músculo