Ureteres , Bexiga urinaria e uretra
Ureteres são tubos que conduzem a urina da pelve renal à bexiga urinaria . Sua parede é formada por 3 camadas de tecidos : a camada mucosa interna , a camada intermediária de musculatura lisa e a camada externa fibrosa .
Cada ureter parte da pelve de um dos rins , pela parte posterior do abdome ( onde estão os rins ) e desembocando na parte lateral posterior da bexiga urinária .
Bexiga urinária
É uma bolsa na parede muscular localizada na cavidade pélvica , atrás da sínfise pública , como é chamado o local de união dos ossos públicos . A bexiga dos homens posiciona-se imediatamente à frente do reto ; nas mulheres , entre a bexiga e o reto localiza-se o útero .
A função da bexiga é armazenar a urina que flui continuamente dos ureteres até o momento de sua eliminação . Bexiga de um adulto armazena até 300 milimetros de urina .
Uretra
É um tubo que comunica a bexiga urinária ao meio externo .
A uretra feminina tem cerca de 3 centímetros de comprimento e diferente da uretra masculina , é exclusiva do sistema urinário . Ela se abre para o exterior entre os lábios menores do pudendo feminino , logo abaixo do clitóris . No sexo masculino , ela mede cerca de 18 cm de comprimento e também faz parte do sistema genital ; sua abertura apara o exterior situa-se na ponta do pênis . Costuma-se distinguir três regiões na uretra masculina : uretra prostática , uretra membranosa e uretra esponjosa .
- Uretra prostática é a porção inicial da uretra , com cerca de 3 cm de comprimento , que vai da base da próstata , localizada na saída da bexiga , até o ápice da glândula . Nessa região da uretra desembocam os ductos ejaculatórios , que trazem o líquido seminal , e os ductos prostáticos , que drenam a secreção da próstata .
- Uretra membranosa é a porão seguinte , com aproximadamente 1 cm de comprimento ; ela atravessa a musculatura do períneo e é envolvida por um anel de musculatura estriada esquelética , o diafragma urogenital , que exerce controle