fisioterapia
Curso: Fisioterapia
Profa. Gladys A. Dias de Oliveira
SISTEMA URINÁRIO O Sistema Urinário compreende órgãos responsáveis pela formação da urina, os rins, e outros a eles associados, destinados a eliminação da urina: ureteres, bexiga urinária e uretra.
COMPONENTES DO SISTEMA URINÁRIO
1)- RINS Os rins, como principais órgãos excretores, são decisivamente importantes na manutenção do balanço das substâncias exigidas para a constância do meio interno. - Conceito e localização: Os rins são um par de órgãos de coloração marrom-avermelhada (no homem eles têm a forma de um grão de feijão), localizados paralelamente à coluna vertebral, na região abdominal, e posterior ao peritônio parietal (chamada de posição retroperitoneal).
- Dimensões: Os rins apresentam cerca de 12cm de comprimento, sendo o esquerdo um pouco mais longo e maior que o direito, e se estendem desde o nível de T12 até a L3).
- Peso: O peso do rim no homem adulto varia entre 125 a 170 g; na mulher adulta, entre 115 a 155g. No recém-nascido, os rins são cerca de 03 vezes maiores, em proporção ao peso do corpo, que no adulto. Devido à presença do fígado, o rim direito é ligeiramente inferior em relação ao rim esquerdo. - Relações:
Superiormente encontra-se coberto pela glândula supra-renal;
Anteriormente, o rim direito relaciona-se com o fígado, segunda parte do duodeno, cólon ascendente ou flexura cólica direita e com o intestino delgado. O rim esquerdo está relacionado com o estômago, pâncreas, cólon descendente ou flexura cólica esquerda, baço e intestino delgado. - Anatomia externa dos rins: No homem, o rim tem a forma de um grão de feijão, apresentando:
- 2 faces: anterior e posterior
- 2 extremidades: superior e inferior são comumente denominadas pólos. Sobre a extremidade superior, situa-se a glândula supra-renal (pertencente ao sistema endócrino).
- 2 margens: lateral (convexa) e medial (côncava). A margem medial apresenta uma