Desenvolvimento de Servidores Públicos Segundo a Moderna Gestão de Pessoas no Serviço Público
HELAINY CRISTINA PEREIRA ARAÚJO1 LUCIANO SÉRGIO VALE LINHARES2 LUCLÉCIA ROSÁRIO CASTRO SILVA3 RAMILSON DE BRITO FERNANDES4 WAGNA GOMES ARAÚJO SANTOS5
RESUMO: O mundo moderno está cada vez mais exigente. No setor público, o que se vê são reclamações dos cidadãos/usuários sobre o mau atendimento. Dada a importância a tais situações, pressupõe-se que essa deficiência no atendimento ocorre, muitas vezes, do fato de não ter, na Administração Pública, um sistema de gestão de pessoas em que se busque, através de treinamentos e desenvolvimentos, trabalhar a gestão por competências na busca de melhores resultados que satisfaçam aos usuários de um modo geral. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo discutir as formas de atuação da Administração Pública quanto ao gerenciamento de pessoas, a importância de se ter na gestão pública um sistema que busque nas pessoas a competência não apenas técnico-teórico, mas a capacidade delas gerarem resultados dentro dos objetivos organizacionais. Esse artigo foi composto por Pesquisas Bibliográficas e constatou-se, através dessas pesquisas, que realmente a deficiência para tal problemática está na falta de estrutura da Administração Pública quanto ao sistema de gerenciamento de pessoas, além de fortes barreiras que a própria legislação coloca ao encarar a realidade do quadro de pessoal do sistema público.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Pessoas. Gestão por competências. Administração Pública.
1. INTRODUÇÃO
O artigo presente apoia-se nas leituras feitas sobre a realidade da Administração Pública no que diz respeito à Gestão de Pessoas e esta, por sua vez, traduz os cuidados que devem ser comuns ao cotidiano de uma instituição pública para o estabelecimento de serviços qualitativos prestados por servidores competentes.
É perceptível, no entanto, em algumas instituições de ordem pública, a necessidade de