Primeiros socorros: Hemorragias
TÉCNICO EM FARMACIA
CONTROLE DE HEMORRAGIAS
CAMPINAS
2013
O QUE SÃO HEMORRAGIAS
Precisamos do oxigênio para o funcionamento dos órgãos que nos mantém vivos. O transporte desse oxigênio é feito pelo sistema circulatório, que através do sangue leva esse oxigênio para todas as partes de nosso corpo.
Esse sistema circulatório é composto pelo coração, sangue, vasos, artérias, veias e capilares, por este motivo quando existe uma saída de sangue de forma não controlada, está-se perante a uma hemorragia.
CLASSIFICAÇÃO DAS HEMORRAGIAS
Hemorragias externas ou internas: São classificadas dependendo se suas localizações são visíveis ou não visíveis.
Hemorragias arteriais: Quando o vaso que sangra é uma artéria. Caracteriza-se pela saída de sangue vermelho vivo num jacto descontínuo, correspondente à contração do coração.
Hemorragias venosas: Quando o vaso que sangra é uma veia. Caracteriza-se por uma saída de sangue vermelho escuro em jacto contínuo.
Hemorragias capilares: Quando são atingidos os vasos capilares. Caracteriza-se por uma saída de sangue em toalha. Normalmente não oferecem perigo.
Sangue venoso: É o sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono, esse sangue circula pelas veias sistêmiticas e pela árvore arterial pulmonar, transportando sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração.
Suas paredes são mais finas do que das artérias.
Sangue arterial: É o sangue rico em oxigênio, transporta sangue do coração para os vários tecidos do corpo, esse sangue circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas.
Suas paredes são mais espessas e dilatáveis.
Capilares: Os capilares tem a função de levar sangue aos tecidos para fornecer oxigênios às células. Eles ligam as artérias e as veias.
HEMORRAGIAS EXTERNAS
As hemorragias externas são de fácil localização, estão relacionadas com feridas e podem ser de origem arterial, venosa ou capilar, dependendo