PLANO DE CONTINGÊNCIA
RESUMO
Plano de contingência é um modo a garantir a continuidade dos processos de uma organização, com o mínimo de prejuízos possíveis. Deve ser elaborado e passado para as equipes responsáveis de acordo com as estratégias colocadas no plano de ação.
Palavras-chave: Plano de Contingência. Processos. Continuidade. Falhas.
INTRODUÇÃO
Com o aumento da tecnologia da informação e necessidade das empresas manterem todos os seus processos disponíveis, onde uma falha de um sistema pode acarretar em grandes prejuízos para as organizações, tornou-se necessário que elas antecipassem essas possíveis disfunções, de acordo com a realidade da empresa, para manterem a integridade e continuidade das informações gerando o mínimo de risco no andamento da entidade, surgindo assim o plano de contingência de negócios.
Plano de Contingência
Plano de contingência é um documento formal elaborado para eventuais adversidades, garantindo o prosseguimento dos serviços de uma empresa o mais rápido possível, evitando maiores problemas, nele é descrito as prováveis ocorrências e as medidas a serem tomadas, evitando assim maiores prejuízos para a entidade. Um sistema de informação que engloba todos os setores de uma empresa deve estar preparado para imprevistos que podem ocorrer durante o trabalho. Para analisar as perdas em uma disfunção do sistema é preciso ter listados todos os recursos de informática da organização e investir para prevenir e antecipar acontecimentos, garantindo assim a continuidade e integridade das informações.
Primeiramente ao iniciar a elaboração de um plano é necessário estar em pleno conhecimento das principais funções em uma entidade, fazer uma pesquisa das atividades mais críticas, os sistemas envolvidos, pessoas responsáveis e usuários. Com base nos dados recolhidos pode-se então iniciar uma analise dos impactos, levantando quais processos terão prioridade, quais as principais ameaças e o tempo de tolerância que um processo pode