Plano de Contas
1. - ATIVO
Definição: O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro.
Seria a parte positiva do Patrimônio da empresa e identifica onde os recursos da empresa foram utilizados.
Toda empresa visa em buscar lucros, a função do Ativo é analisar e mostrar onde estão aplicados os recursos da entidade ou empresa para a obtenção de lucros.
As contas deste grupo não se encerram com a apuração do resultado do exercício e podem ser debitadas ou creditadas, sendo o saldo sempre devedor (com exceção das Contas redutoras do ativo).
O Ativo é dividido em dois grupos: O Ativo Circulante e o Ativo não Circulante
Natureza: Devedora
Classificação:
1.1 - Circulante
Definição: O Ativo Circulante mostra todas as contas que estão em constante “Giro”, pois são as contas que sempre se movimentam como por exemplo o Caixa ou Bancos sempre estão em constante movimento na entidade ou empresa.
Neste Grupo apresenta todas as contas, bens e direitos nas quais a empresa consegue transformar em dinheiro (lucro) até o final do exercício seguinte (01 ano), ou seja, Curto prazo.
1.1.01- Disponível
Definição: São os Valores existentes (Dinheiro) em Caixa ou Bancos que a empresa possui em seu poder, ou até mesmo aplicações financeiras de prazo muito curto.
Significa que estes saldos estão disponíveis para a empresa utilizar a qualquer momento de seu exercício social como por exemplo uma despesa que não era provisionada ou esperada a empresa para efetuar o pagamento utiliza da conta Caixa ou Bancos (Dinheiro que está disponível na empresa) para quitar a despesa.
Neste Grupo as Contas estão em constante movimento, pois, entra e sai dinheiro em todo seu exercício social.
1.1.01.01 - Caixa
Definição: Dinheiro disponível existente na empresa, utilizado para pagamento de despesas, salários, e