anorexia 2
A anorexia nervosa manifesta-se especialmente nas mulheres, embora a sua incidência esteja a aumentar também nos homens. Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter o seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para a sua estatura e idade, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo".
…
Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, excepto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. O paciente anoréctico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vómito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo.
Não há explicação para o fenómeno, mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internamento para tratamento (em hospitais gerais) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
B
U
L
I
M i A
?
O que é a
Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar. É mais frequente a partir da adolescência e as pessoas bulimicas constituem 3 a 7% da população, embora seja difícil encontrar o número real de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está rodeada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar o seu problema.
Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres.
A pessoa bulimica, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam alimentar-se num determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa e tentativas para evitar o ganho de peso com jejuns, exercícios, vómitos auto-induzidos,