Bruno Zevi - Saber Ver Arquitetura
AS VÁRIAS IDADES
DO ESPAÇO
Uma perfeita história da arquitetura é a história dos múltiplos coeficientes que informam a atividade edificatória através dos séculos e englobam quase toda a gama dos interesses humanos. A arquitetura corresponde a exigências de natureza tão diferentes que descrever adequadam ente o seu desenvolvimento significa entender a própria história da civilização, dos numerosos fatores que a com põem c que. com a predominância ora de um ora de outro mas sem pre com a presença de todos, geraram as diferentes concepções espaciais: é. pois. história c apreciação dos valores artísticos, isto é . das personalidades criadoras que. com base nesta cultura espacial ou neste gosto arquitetônico, produziram obras-prim as, cu ja excelência não é objeto de dem onstração, e cujo conteúdo figurativo, por assim dizer, está presente como ele mento da cultura ou do gosto da idade seguinte.
Nos lim ites entre os quais é legítimo esquem atizar um pro cesso histórico-crítico. frente a uma época ou a uma personalida de artística, dever-se-ia. antes de mais nada. explicar os seguin tes dados:
a)
Os pressupostos sociais. Todos os edifícios são o resultado de um program a construtivo. Este fundam enta-se na situação econôm ica do pafc e dos indivíduos que promovem as constru ções. c no sistem a de vida, nas relações de classe c nos costumes que delas derivam.
5 4 SA S £ R V E *A A *Q (* m U iW
b) O s p r e s s u p o s to s inteUcuo.s que se distinguem dos ante p o r incluírem não só aquilo que sao a co letiv id ad e e o
Z I Z . mas também o que querem ser. „ m undo d os seus sonhos, dos seus mitos sociais, das aspirações c das crenças relir i o r e s
gl° ! f 0 í pressupostos técnicos c. por assim dizer, o progresso das ciências e das suas aplicações no artesanato c na industria, com atenção específica para o que diz respeito à técnica da indústria da construção e à organização da respectiva mão-de-obra.
d)