Plano de contas
Definições:
Grupo formado por contas de liquidez a longo prazo, com períodos que ultrapassem doze meses, ou seja, são realizadas com duração superior a um exercício social.Possuem natureza de saldo devedor é composto por:
Realizável a longo prazo:
São contas da mesma natureza das do Ativo Circulante que, todavia, tenham sua realização, certa ou provável, após o término do exercício seguinte, o que normalmente, significa num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.
Investimentos:
Compreende ao agrupamento das participações societárias em outras companhias e dos bens não expostos à venda, nem destinados a uso nas operações da empresa.
Imobilizado:
Compreende aos bens corpóreos em poder da empresa destinados à manutenção das suas atividades ou exercidos com essa finalidade. Ou seja, bens corpóreos utilizados pela entidade em suas atividades.
Intangível:
Compreende aos bens incorpóreos em posse da empresa através de contratos, destinados à manutenção das atividades da empresa.
Plano de Contas
Realizável a longo prazo
- Adiantamento a Diretores, Acionistas e a Fornecedores
Função da conta: Registrar os adiantamentos feitos a diretores, acionistas e a fornecedores cujo recebimento terá prazo de duração superior a um ano.
Funcionamento da conta:Será debitada a cada adiantamento feito a diretores e acionistas, tendo como contrapartida o crédito na conta Bancos c/Movimentos.Será creditada pela transferência do saldo final do adiantamento que ocorrerá pela chegada do bem.
Natureza do saldo: Saldo devedor, ou seja, aumenta através de débito e diminui através de crédito.
- Empréstimos a Sociedades Coligadas
Função da conta: Registrar os direitos a receber oriundos de empréstimos a sociedades coligadas.
Funcionamento da conta: Será debitada a cada registro de direito a receber devido a empréstimos a sociedades coligadas e creditada quando houver o pagamento desses empréstimos.
Natureza