PLANO DE CONTAS
Contabilidade de Custos:
Roselene Couras
Kennedy Barroso Lima
Phelippe Yohann de Oliveira Nóbrega
Antônio Ihago de Oliveira Pereira
Sumário:
Este relatório apresenta de forma objetiva o Plano de Contas, destacando: O que é, como é e como é dividido o Plano de Contas.
Também contendo um modelo de Plano de Contas de uma empresa industrial.
Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido. Geraldo Eustáquio
Plano de Contas: É um instrumento de controle econômico-financeiro e patrimonial das empresas. Ele facilita o fornecimento e a visualização das informações gerenciais, de forma a obter de maneira mais clara e objetiva os instrumentos informativos mais importantes da contabilidade: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
Em outras palavras, o plano de contas deve ser planejado com a mesma estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
TÉCNICA DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONTAS.
O Plano de contas deve possuir contas em número suficiente para registrar todos os valores positivos, todos os valores negativos, todos os ingressos e todas as despesas de forma detalhada a fim de não ocorrerem confusões.
Na preparação do Plano de Contas deve-se iniciar do grupo maior para os grupos menores - do geral para o particular.
Assim, podemos dizer que o nosso plano de contas pode se dividir em quatro grandes grupos;
a) CONTAS PATRIMONIAIS: 1-