dsgfsgfsgfs

1741 palavras 7 páginas
Cleverson Bastos e Vicente Keller em “Aprendendo a aprender” (Petrópolis: Editora Vozes, 2000, p. 19) dizem assim: “o cotidiano apresenta uma gama quase infinita de fenômenos que se sucedem ininterruptamente, causando nos indivíduos o que se chama dispersão. No entanto, cada indivíduo é dotado de capacidade de, dentre este turbilhão fenomênico, selecionar alguns e considerá-los isoladamente dos demais. A esta capacidade se dá o nome de atenção – capacidade de concentração da inteligência em um só objeto.” Nesse sentido, pode-se afirmar que:

Resposta a. A atenção voltada para determinado objeto é a única forma de obtenção de conhecimento. b. O tipo de conhecimento vulgar somente é produzido a partir do prestar atenção ao cotidiano. c. A atenção, entendida como uma das fontes para obtenção de conhecimento, permite produzir conhecimento. d. A atenção em determinado objeto, por mais precisa que seja, dificilmente poderá ser transformada em conhecimento. e. A atenção somente poderá ser transformada em conhecimento desde que o sujeito tenha interesse pelo objeto. .
0,5 pontos
Pergunta 2 Conforme João Ildebrando Bocchi (“Monografia para economia”. SP: Editora Saraiva, 2004), “o conhecimento científico busca, por meio da formulação de problemas, uma clareza de abordagem da realidade. [...]. Diferentemente dos modos e resultados difusos, vagos e imprecisos das demais formas de conhecimento, como o senso comum, por exemplo, o conhecimento científico procura clareza e precisão, inclusive com relação aos seus limites”. (pp.17-18).

Com base no que se apresenta, assinale a única alternativa que não faz referência ao conhecimento científico.

Resposta a. Devido causas naturais, diversas regiões brasileiras apresentam durante o ano quatro estações: inverno, verão, primavera e outono. b. Um milagre provocado por causas divinas. c. Um jogador de futebol impedido de jogar por algumas semanas em função dos resultados

Relacionados