Plano de contas
a.) CONTAS - Conceito
Conta é um nome técnico que identifica cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifica um componente de resultado (receita ou despesas).
Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gestão patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, etc. são registrados contabilmente em suas respectivas contas. Por exemplo: dinheiro em caixa, conta caixa; dinheiro em banco, conta Banco; mercadorias em estoque, conta Mercadorias, etc.
As contas se apresentam em sistemas de contas que representam o conjunto de todas as contas utilizadas nos registros contábeis da entidade.
b.) CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
As contas são classificadas em dois grandes grupos: as contas patrimoniais e as contas de resultado.
As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e direitos) e Passivas (Obrigações e PL).
As Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Dividem-se em Despesas e Receitas:
• As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, com o objetivo de obter receitas. Como exemplo, podemos citar a energia elétrica consumida, o material de expediente, os salários pagos, etc. Vejamos algumas contas que representam despesas:
- água e esgoto
- aluguéis passivos
- descontos concedidos
- despesas bancárias
- fretes e carretos
- impostos
- material de expediente
- juros passivos
- luz e telefone
- matérias de limpeza
- salários
- prêmio de seguros
- café e lanches
• As Receitas decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços. Há menos contas de receitas que de despesas; vejamos as mais comuns:
- aluguéis ativos
- descontos obtidos
- juros ativos
- vendas de mercadorias
- receita de serviços
- comissões ativas
c.) CONTAS DE RESULTADO PODEM REPRESENTAR TANTO UMA DESPESA QUANTO UMA RECEITA.
Há casos em que uma mesma conta de