Plano de carreira
Plano de carreira é um instrumento que define as trajetórias de carreiras existentes na empresa, o planejamento de carreira é de responsabilidade do individuo, podendo a empresa auxiliar as pessoas nesse processo. O desenvolvimento profissional é o escopo de um plano de carreiras, o desenvolvimento desse plano é o resultado da conjugação dos dois fatores: a disposição do colaborador e as oportunidades que lhe são oferecidas.
O plano de carreira em Y é uma sucessão de cargos técnicos ou administrativos com complexidade similar aos cargos executivos. Permite ao profissional crescer na organização através da ocupação de cargos técnicos ou gerenciais. Tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do colaborador pelo exercício de funções gerenciais ou ocupacionais na sua área de especialidade. Os níveis iniciais são básicos e a partir de certo ponto o profissional pode optar por prosseguir através de cargos gerenciais ou técnicos. O lado direito contempla cargos ou segmentos gerenciais, e o lado esquerdo cargos técnicos. A carreira em Y implica em que a remuneração seja igual, a cada grau tanto na linha gerencial quanto na técnica.
1.1 - Vantagens e desvantagens da carreira em Y
Vantagens
· Retenção de talentos
· Movimentação de pessoal eficaz e eficiente
· Identificação de perfil
Desvantagens
· Pré requisitos rigorosos podem vetar pessoas capacitadas
· Limite de ocupação as pessoas tem que se enquadrar na nova realidade · Necessidade permanente de atualização do processo.
·
1.2 - Técnicas para o auto desenvolvimento
Desenvolver implica em romper laços, amarras e sabemos que em qualquer uma das dimensões humanas. Desenvolvimento significa em aumento da capacidade ou possibilidades.
Para promover o auto desenvolvimento estamos fundamentalmente considerando a educação e qualquer outro tipo de ação que venha contribuir para que o individuo gerencie a se mesmo.
O auto desenvolvimento envolve algumas