Batistas independentes no brasil
Os primeiros missionários Batistas Independentes chegaram ao Brasil no final da década de 50 e no inicio dos anos 60.
No dia 14 de março de 1957 o missionário John J. Hawkins chegou em Belém do Pará, com sua família. De lá dirigiu-se a Manaus onde passou um ano e meio estudando a língua portuguesa. Em julho de 1958 foram para Alto Rio Negro onde deram inicio ao trabalho de implantação de uma igreja. Hoje existem seis igrejas naquela região.
Em 1972, já em Manaus, os Hawkins juntamente com outros missionários, iniciaram o Instituto Batista Bíblico do Amazonas. Fundaram 3 igrejas e participaram da fundação de outras cinco. O IBBA já formou 126 alunos sendo que 60 são pastores e 6 missionários. Sete estados têm igrejas com ex-alunos do IBBA.
Em todo este tempo, muitos outros missionários vieram para Manaus e o interior do Amazonas, além de outros tantos para os demais estados do norte: Pará, Roraima e Acre.
No Mato Grosso, o pioneiro foi o missionário George Huestis e sua esposa Esther. Eles vieram para o Brasil em 30 de maio de 1957 através da Wycliffe Bible Translators para trabalhar como tradutores da Bíblia para os índios Bororos. Em 1969, deixaram a Wycliffe e ingressaram no BIMI – Batist International Missions Inc. e foram implantar igrejas ao norte de Cuiabá – MT, onde não havia, na época, nenhum trabalho Batista. Trabalharam em Rosário Oeste, incluindo a zona rural, depois foram para Nobres, onde a primeira igreja foi implantada. No dia 27 de fevereiro de 1975 o Templo da Igreja Batista Maranata foi inaugurado em um grande terreno doado pela Prefeitura do Município.
Em 1974, com a abertura da BR-163, ligando Cuiabá-MT a Santarém-PA, teve inicio a colonização do Nortão Matogrossense. A 500 quilômetros ao norte de Cuiabá nascia Sinop. Em 28 de setembro de 1974, Pr. George fez a primeira viagem até lá e chegou duas semanas após a inauguração da nova cidade com menos de 200 casas de madeira. Duas semanas após a inauguração do