Plano de Carreira
Tenho notado que nos últimos anos há um crescimento considerável de utilização de recursos de TI nos negócios, porém percebo também que quando se diz respeito a plano de carreira para um profissional de TI, muitos não sabem dizer o que de fato pretendem.
Talvez este problema se dê pelo fato de que em nossa cultura quase não se fala em como elaborar um plano de carreira nas escolas ou universidades, pelo contrário somos levados pela tendência de mercado, que de fato dita as regras, porém podemos nos preparar melhor para encará-lo.
Mas afinal o que é um plano de carreira?
De forma bem simplória é quando um profissional busca saber para aonde está direcionando sua carreira, apesar de ser impossível negar que tanto o mercado quanto o profissional podem mudar e, por isso, sempre deve haver certa flexibilidade neste direcionamento. (Síndrome de Gabriela)
Neste plano você analisa aonde quer chegar e o que fazer para se chegar lá.
Como elaborar um plano de carreira?
Reflita sobre o que você deseja para a sua carreira no longo prazo, defina um objetivo genérico como “Me tornar executivo em uma grande multinacional”, “Me tornar um DBA”, “Me tornar um analista sênior” ou “Me tornar um administrador de redes”, e escreva este objetivo em uma página – daí sairá seu plano de carreira, este certamente é o começo de tudo, definir aonde se quer chegar.
Por exemplo, analise o que será necessário para se chegar lá, como:
- Faculdade na área especifica (já possuo ou estou cursando?).
- Inglês fluente (sim ou não?).
- Certificações (é importante ou não?).
- Experiência (estágio ou já estou na área).
A partir daí busque desenhar seu plano de carreira.
Parece simples e lógico o que estou expondo aqui, mas o fato é que muitos não se atentam a isto e não definem uma meta para se chegar no objetivo final, pois tudo isto demanda tempo e investimento, além de muita paciência e persistência. Senão seremos só mais um no meio da multidão, e o