atps
O principal objetivo do texto descritivo é descrever as partes e aspectos de um cenário, de uma cena, de um objeto, de uma situação, até mesmo de um sentimento. Dessa forma o enunciador faz com que o leitor ou ouvinte se aproxime o máximo possível daquilo que ele pretende apresentar: personagens, estados, ambientes, paisagens. Não é importante a ordem dos relatos, portanto, não há progressão temporal e não traz transformações nos seus relatos. É um texto figurativo composto por temos concretos onde todas as ocorrências são simultâneas, se invertendo a ordem dos fatos, nada muda.
Texto narrativo.
Tipo textual em que se contam fatos reais que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador. Refere-se a objeto do mundo real ou fictício. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. Estamos cercados de narrações desde as histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou A Bela Adormecida, até as piadas do cotidiano. A principal característica de um texto narrativo é a predominância figurativa isto é usa predominantemente termos concretos, dinâmico e tem relação de anterioridade e de posterioridade. Seguem em ordem cronológica narrando os fatos do início ao fim, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa; em primeira pessoa o narrador participa dos fatos e na terceira pessoa narrador não participa dos fatos. Os tempos verbais mais utilizados são: presente, imperfeito e futuro.
Texto dissertativo-argumentativo
É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista.Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. O texto dissertativo-argumentativo compunha de 3 características:
Introdução, onde se apresenta a ideia ou o ponto de vista que será defendido;
Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc.);