Plano de ações articuladas formação de professores da educação básica
BELÉM-PA
2013
ALUNO(A)
SOBRE A PEDAGOGIA
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O homem é a única criatura que precisa ser educada. A disciplina transforma a animalidade em humanidade. A espécie humana é obrigada a extrair de si mesma pouco a pouco, com suas próprias forças, todas as qualidades naturais, que pertencem à humanidade.
No homem, a brutalidade requer polimento por causa de sua inclinação à liberdade; no animal bruto, pelo contrário, isto é necessário, por causa do seu instinto.
A formação compreende a disciplina e a instrução. O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação. A ideia de uma educação que desenvolva no homem todas as suas disposições naturais é verdadeira absolutamente.
A educação, portanto, é o maior e o mais árduo problema que pode ser proposto aos homens. De modo geral, os pais educam seus filhos para o mundo presente, ainda que seja corrupto. Ao contrário, deveriam dar-lhes uma educação melhor para que possa acontecer um estado melhor no futuro, mas aqui se deparam dois obstáculos.
Com a educação presente, o homem não atinge plenamente a finalidade da existência.
Se prestam auxílio à educação com dinheiro, reservam-se o direito de estabelecer o plano que lhes convém.
A direção das escolas deveria, portanto, depender da decisão de pessoas competentes e ilustradas.
Na educação, o homem deve ser disciplinado e procurar impedir que a animalidade prejudique o caráter humano, tanto no indivíduo como na sociedade.
A cultura é a criação da habilidade e esta é a posse de uma capacidade condizente com todos os fins que almejamos.
Entretanto, não é suficiente treinar as crianças: urge que aprendam a pensar. Devem-se observar os princípios dos quais todas as ações derivam.
Deus é o ser soberanamente santo e não quer senão o que é bom, e exige que pratiquemos a virtude pelo seu valor intrínseco e não porque ele a ordem.
O primeiro período para o