Desperdicio alimenticio
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir terá como finalidade aprofundar os estudos sobre as teorias do comportamento do consumidor, o que o leva a optar por uma marca x e não pela marca y, como identifica suas necessidades e o que o freia para não ser um consumidor compulsivo. No próximo parágrafo já iremos nos ver tentando responder o que é um consumidor.
Ser consumidor é ser humano, é alimentar-se, vestir-se, divertir-se é simplesmente viver, pois para viver consumimos água, comida, roupas entre outras coisas que são de necessidade básica.
Segundo autora Eliane Karsaklian(1999), o consumidor é apenas uma parte do ser humano, uma parte de todos nós. O consumidor é dotado de personalidade, o que faz com que alguns consumidores tenham maior ou menor atração por determinado produto. O mesmo tem uma percepção da realidade tão diferenciada quanto as pessoas tem da vida, algumas pessoas se identificam com um certo produto enquanto uma terceira pessoa o considera ridículo. Com tudo isso o consumidor aprende, assim como aprendem todas as outras pessoas.
Segundo Jaime Troiano (consumidor Moderno, nº 71), ele diz que independentemente das alterações de comportamento ligadas á situação econômica e social, o consumidor continuara imerso em suas emoções quando estiver processando comportamento de compra. As marcas continuarão a ocupara um espaço vital na rotina dos consumidores e continuarão a dar sentido ás suas escolhas, ou seja, continuara sendo sensível á propaganda, a qual seguirá alimentando seus sonhos e fantasias.
O que leva uma pessoa a ser um consumidor é a motivação, seja psicológica ou mesmo o consumo para a simples sobrevivência, onde a pessoa ira precisar consumir comida, água, vestimenta entre outras necessidades básicas e em seguida vem o consumo para simples prazer, temos algumas teorias de motivação que será citada em seguida:
1. Teorias de motivação
As necessidades