plano de ação
0
1 INTRODUÇÃO Neste trabalho iremos desenvolver um projeto de educação e conscientização cultural dos povos africanos, para podermos abolir o preconceito e a discriminação no ambiente escolar e fora dela.
É muito importante que os alunos aprendam sobre a história e a cultura do povo negro, e de uma forma interativa a escola proporcionar aos alunos e a comunidade, a não aceitar a discriminação e o preconceito.
O nosso destaque será a discriminação e o preconceito do povo negro, mas a escola poderá ampliar a discussão para o preconceito de outras etnias, que de uma forma geral o preconceito é um atraso para o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos que serão os futuros cidadãos amanhã.
A escola é uma grande responsável pela formação e informação dos seus alunos, mas não cabe somente a ela a responsabilidade na transmissão de valores, pois os primeiros valores vêm de casa, com os familiares. Por isso a importância deste trabalho ser desenvolvido em parceria com os órgãos governamentais, escola, alunos e pais.
2 justificativa
O preconceito é a “erva - daninha” no desenvolvimento cognitivo da sociedade. A maior parte das atitudes preconceituosas e de discriminação no ambiente escolar é explicada por preconceitos dos próprios alunos. Esse dado faz parte de uma pesquisa realizada em escolas públicas de todo o país, segundo as pesquisas da fundação instituto de pesquisas (FIPE), 99,3% dos entrevistados, entre pais, alunos e funcionários de escolas, tem algum nível de preconceito. Além disso, os resultados apontam que as escolas de maior nível de preconceito têm desempenho escolar menor.
Muitos dos relatos sobre situações de discriminação mostraram, também que a escola é palco de manifestações de preconceito e discriminações de diversos tipos. No entanto, a