Plano de aula
Objetivo(s)
Deseja-se que o aluno seja capaz de: * Reconhecer as cores primárias; * Identificar as linhas vertical e horizontal; * Tomar conhecimento de algumas obras do artista plástico Piet Mondrian.
Conteúdo * Cores * Esquema corporal * Linhas * Leitura de composição plástica * Composição bidimensional (colagem, pintura)
Procedimentos:
Conversar com os alunos sobre as cores primárias e as composição das linhas, relacionando-as com natureza.
Perguntar aos alunos: 1. Quais são as cores primárias? 2. Onde encontramos as ores primárias na natureza? 3. Quando ficamos completamente deitados, estamos em que posição? 4. E quando ficamos em pé, estamos em que posição?
Dizer o nome de uma cor primária e pedir que os alunos procurem na sala um objeto que contem essa cor. Ao encontrarem, solicitar que coloquem a mão sobre o objeto ou falem o nome dele. Mostrar imagens de obras de Mondrian. Comentar que o artista, depois de muitas experiências, preferiu usar as cores primárias e o mínimo de linhas em suas obras. Chamar a atenção dos alunos para linhas que o artista usou e explorar as posições vertical e horizontal. Para tanto, fazer a brincadeira “morto – vivo’’, trocando as palavras de ordem por “vertical – horizontal’’.
Distribuir tiras de papel, na cor preta, e pedir aos alunos que as coloquem em uma folha de papel, utilizando as posições exploradas anteriormente. Propor aos alunos (inspirados na obra de Mondrian) que preencham algumas parte da composição, pintando-as com as cores primárias.
Materiais utilizados: * Papel preto,