plano de aula
ANÁLISE DO FILME:
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
PAULO AFONSO
JUNHO/2013
ERLAN GUIMARÃES
ANÁLISE DO FILME:
CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
PAULO AFONSO
JUNHO/2013
Criança, a alma do negócio é um documentário nacional de 2009, dirigido por Estela Renner, produzido por Marcos Nisti e Maria Farinha Produções, o documentário aborda questões da publicidade e do mercado de consumo que é direcionado para o público infantil na sociedade e mostra como a mesma é capaz de induzir a criança ao consumismo, trazendo entrevista com pais e professores sobre a conduta da influência do consumismo.
De forma apelativa, propagandas são voltadas para o publico infantil, tentando incentivar não só o consumismo infantil, como o adulto também, porém as crianças são mais vulneráveis a serem facilmente influenciadas.
Infelizmente, as grandes empresas que investem neste tipo de propaganda estão exclusivamente preocupadas com os lucros que ela vai render, e em momento nenhum se preocupam com a qualidade de vida daquele que assiste as propagandas.
O documentário demonstra que o consumo e manipulação de condutas interferem diretamente na vida das crianças dentro do lar, na escola e na sociedade, com efeitos na formação e desenvolvimento infantil, onde a brincadeira é substituída pelo ato de comprar. Nas entrevistas, os pais se queixam de que as crianças estão sendo usadas como promotores de venda, que estão virando consumidores precoces e deixando sua infância de lado.
Em um recorte do texto discutido em sala de aula, à criança pequena na modernidade está com agenda lotada. A televisão transforma-se em babá. Os pais ausentes. Carinho transformado em objeto. O tamagoshi e a afetividade objetificada. Erotização da infância. Sexualidade. Publicidade. Cultura de consumo.
Não é preciso ir muito longe para entender o porquê do consumismo das crianças. Os pais estão mais preocupados com o