iluminismo
1)Defina o que é a Ilustração, apontando seus agentes principais e seu espaço-tempo histórico;
2)Quais são as bases do pensamento ilustrado?
3)Caracterize o pragmatismo das letras;
4)Qual foi a obra máxima do pensamento ilustrado? Quem foram seus autores? E qual sua importância para o pensamento ilustrado?
5)Explique a frase do historiador Robert Darnton:
“ Os philosophes podam a árvore do conhecimento” .
Respostas:
1)Ilustração é um processo histórico de conhecimento do homem, de esclarecimento do homem onde há a capacidade do homem de pensar por si próprio, há a liberdade de pensamento, e se inicia no século XVIII, na Europa e se espalha no mundo todo. E teve como agentes os filósofos (philosophes), que são os homens de letras e eram esses homens quem possuíam o saber, e consequentemente, possuíam o poder.
2) As bases do pensamento ilustrado são o pensamento crítico, a razão, a antropologia( que estuda o homem como ser natural) e a pedagogia iluminista( que difunde as ideias ilustrativas pela cidade, procurando esclarecer os homens.
3) O pragmatismo das luzes, ou melhor, as ideias são aplicadas diretamente na sociedade, e não apenas as ideias por si só, que não valem nada, tem como características a tolerância( cada homem pensa de uma forma e todos devem respeitar), o humanitarismo( preocupação com o social) e o utilitarismo( ideias válidas quando úteis para o homem, para a sociedade).
4) A obra máxima do pensamento ilustrado foi a Enciclopédia e seus autores foram Diderot e D’Alembert. A enciclopédia “define um momento do espírito humano” e também foi a síntese da autoconsciência iluminista.
5) Os filósofos, homens de letras, que eram quem detinham o saber “cortaram” a árvore do conhecimento, ou seja, ao “cortar” eles eliminavam o conhecimento revelado que era obtido através da Bíblia, pela Igreja, e como esse conhecimento revelado não interessava mais, já que o que importava era a busca pela verdade, a razão, quem