Plano de aula trabalhando com poesias
INTRODUÇÃO:
O trabalho com texto poético facilita a aprendizagem, pois é facilmente memorizado, possibilitando a recitação expressa por parte das crianças. A criança gosta de coisas bonitas e motivadoras, por isso poesias curtas e que apresentem rimas com as palavras são as preferidas. Assim, a nosso ver, o trabalho com poesia não ensino fundamental, se torna muito importante, pois além de ajudá-los a enfrentar situações diversas, como se expressar, por exemplo, também se torna uma aula divertida e atrativa às crianças. Além do mais, o trabalho com poesia gera muitos tipos de brincadeiras, por exemplo: leitura de imagens relacionadas à poesia, dramatizações, enfim, o trabalho com rima, poesia, texto poético, em geral, desenvolve o gosto pela leitura, pois a criança o faz de forma descontraída e divertida. Trabalhar com poesia em classe é e deve ser sempre prazeroso, pensando nisso escolhemos a poesia AS BORBOLETAS DE VINICIUS DE MORAES.
OBJETIVO: O objetivo é potencializar os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Que as crianças comecem a ter noção de rima, métrica, verso, estrofe e que todos esses conceitos possam ser desenvolvidos dentro da dinâmica da criação, da alegria, sem a hipervalorização da conceituação vazia e formal. Contribuir para um aumento no interesse dos alunos diante da leitura.
DICIPLINA: Português
CONTEÚDO:
Leitura, declamação, poesia, versos, estrofes, rimas, pontuação, Artes.
Série: 3º ano
TEMPO ESTIMADO: 03 dias
RECURSOS DIDÁTICOS:
Letra da poesia (Xerox), papel oficio, giz de cera, lápis preto, borrachas, coleção, papel madeira duas folhas, EVA colorido, cola isopor, cola madeira, papel cartolina branco, fita dupla face, pincel atômico, guache nas cores azul, branco, amarelo e preto, gliter colorido, lantejoulas coloridas, cola colorida, tesoura sem ponta.
OBSERVAÇÃO: Como temos ciência da falta