Plano de aula rousseau
ÁREA: Filosofia Política
TEMA: Contratualismo.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA: Filosofia Moderna
INTERDISCIPLINARIDADE: Artes plásticas
DURAÇÃO: 2 aulas de 50’ cada
AUTORIA: Luciana Xavier de Castro.
OBJETIVOS:
Refletir sobre o estado de natureza em Jean-Jacques Rousseau, para compreender a importância desse conceito para o desenvolvimento de sua filosofia.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didático-pedagógicos, tais como quadro e giz e retro-projetor. Terse-á como ponto de partida a introdução do tema proposto a ser desenvolvido.
PROGRAMAÇÃO:
1ª aula
Titulo: A concepção de estado de natureza em Rousseau
Apresentação dos principais conceitos do estado de natureza em Rousseau, a saber, o direito natural, a felicidade original e a concepção do homem como “bom selvagem inocente”.
Será feita a leitura do texto de apoio, com o intuito de facilitar a compreensão do conceito em questão e sua importância para a construção do pensamento de Rousseau.
2ª aula
Titulo: Conclusão do conteúdo apresentado
Apresentação de pictografia, que consiste em uma gravura feita por uma sociedade préhistórica, em que, não havia a constituição de uma sociedade organizada em torno da propriedade privada. Essa imagem “representará” o Estado de natureza em Rousseau, por meio de analogia.
1
CONTEÚDOS:
1.1 Texto de apoio:
Enquanto os homens se contentaram com suas cabanas rústicas, enquanto se limitaram a costurar com espinhos ou com cerdas suas próprias roupas de peles, a enfeitar-se com plumas e conchas, a pintar o corpo com varias cores, a aperfeiçoar ou embelezar seus arcos e flechas, a cortar com pedras agudas algumas canoas de pescador ou alguns instrumentos grosseiros de música – em uma palavra: enquanto só se dedicavam a obras que um único homem podia criar e a artes que não solicitavam o concurso de várias mãos, viveram tão livres, sadios, bons e