Plano de aula- literatura
O aluno deverá levar a letra de música de sua escolha. Escrever o nome das letras e pôr num saco para misturá-las e depois cada um retirar como em um sorteio. A partir desta letra, ele deverá criar uma narração. Música e estórias são ferramentas pelas quais podemos desenvolver em nossos alunos o gosto pela exposição de fatos narrativos, além do domínio da técnica que pode ser útil em outras disciplinas. O aluno deverá mostrar conhecimento prévio acerca dos gêneros literários. Voltado para a faixa de 11 anos, Quinta série.
Objetivos
1) Levar os alunos ao domínio da modalidade oral da língua culta.
2) Desenvolver raciocínio e capacidade de improviso.
3) Capacitar os alunos para a exposição de narrativas.
4) Diferenciar a estrutura estética entre o gênero lírico (música) e narração.
Estratégias
1) Peça aos alunos que tragam de casa a letra de alguma música de sua preferência, quer seja escrita, impressa, proveniente de capa de cd’s, entre outros.
2) Peça para cada um falar um pouco sobre a importância daquela música em sua vida.
3) Em seguida, peça aos alunos que escrevam seu nome e a letra da música e depositem os nomes das letras no saco, que por sua vez, deve ser colocado no centro da sala e eles irão retirar na sua vez, a letra da música.
4) Peça aos alunos que digam qual letra fora sorteada sem mencionar o nome do colega que escreveu.
5) O professor pergunta se conhecem a letra, se gostam.
6) A partir daí, o professor propõe a criação de uma narrativa em forma de conto, a partir da letra que pegaram e deve ser feita individualmente. Porém, ao final, coloca-se o nome da letra e o nome do colega que escolheu a mesma.
7) As estórias podem ficar no mural da sala.
Observação
Uma das regras é que uma vez pego o papel, não poderá haver troca e nem comentários sobre de qual colega a letra pertencia originalmente.
Comentários
Proporciona desenvolver as habilidades da