plano de aula literatura africana
Tema: Literatura Africanas em Língua Portuguesa
Plano de Aula
Interpretação do Poema “Identidade”, Mia Couto
Objetivo
Compreender e interpretar o poema, e ao término da aula o aluno deverá ser capaz de argumentar de forma mais objetiva o que foi discutido em sala.
Discussão das formas abordadas pelo autor como a formação da identidade com o seu valor individualizado e socializado.
Esse emaranhado cultural não se sugerindo ordem e causalidade, a guerra e suas consequências internas e externas. A leitura da primeira estrofe do poema como a libertação sócio-política da nação moçambicana já é um juízo anterior e historiográfico sobre quem é esse eu, como num eco da voz do autor.
Cronograma:
1. Apresentação e análise alguns aspectos do poema “Identidade”, autor Mia Couto “. (5 minutos)
2. Leitura silenciosa. (10 minutos)
3. Leitura expressiva do texto pelo professor. (5 minutos)
4. Compreensão e interpretação de forma oral, destacando temas como “O que é identidade?”, “como nos tornamos apenas mais um, aos olhos da sociedade”, “qual a importância do ser humano?”. (25 minutos)
5. Relato textual e individual simplificado, de cada aluno em apenas uma ou duas linhas, para ser discutido em uma próxima aula, fazendo com que não se perca esse diálogo.
Tópicos de conhecimento
Pensaremos a identidade no diálogo com o poema “Identidade”, e nesse contínuo diálogo, investigaremos em que medida a identidade moçambicana não pode ser cindida da identidade de cada homem; são questões correferentes.
A leitura da literatura moçambicana é encarada como objeto de evoluções sociais que a justificam; criada por um sujeito que projeta sua consciência, de acordo com uma intenção (estética, ideológica etc); lida por outros sujeitos quase sempre literalmente, que confirmam, após a leitura, seus a prioris historiográficos, enquanto se “deleitam” na estética do poema.
Conforme vários