Politica
O Brasil será uma grande potência no dia em que for uma grande democracia. E só será uma grande democracia no dia em que tiver partidos e um sistema partidário forte e estruturado. (Maurice Duverger, em sua visita ao Brasil).
Muito já se discutiu sobre os partidos políticos, sendo que, ainda atualmente, questiona-se qual o verdadeiro papel destas organizações na sociedade. Etimologicamente, a palavra “partido” vem do latim “partire”, que significa dividir ou partir, sendo que na Grécia antiga este termo ainda não possuía nenhuma conotação política.
Primeiramente, necessária se faz uma abordagem histórica da origem e consolidação dos partidos políticos.
ORIGEM HISTÓRICA DOS PARTIDOS POLÍTICO E SUA EVOLUÇÃO NO TEMPO
Primeiramente, antes de tratar sobre partidos políticos, é necessário dizer que somente existirão partidos políticos em um sistema de democracia indireta ou representativa.
A democracia indireta ou representativa é aquela que, nos ensinamentos de Kelsen, “a função legislativa é exercida por um parlamento eleito pelo povo, e as funções administrativa e judiciária, por funcionários igualmente escolhidos por um eleitorado” .
Desta forma, “um governo é ‘representativo’ porque e na medida em que os seus funcionários, durante a ocupação do poder, refletem a vontade do eleitorado e são responsáveis para com este”.
Já Dalmo de Abreu Dallari diz que “na democracia representativa o povo concede um mandato a alguns cidadãos, para, na condição de representantes, externarem a vontade popular e tomarem decisões em seu nome como se o próprio povo estivesse governando”.
Feita esta introdução, é possível se tratar de partidos políticos. Como o sistema de democracia representativa procurava representar uma unidade, una, os partidos políticos foram vistos com maus olhos em um primeiro momento. Contudo, isso não evitou o surgimento de tais organizações, caracterizadas pela opinião pública, veiculada de