Plano de aula literatura
As relações da cantiga lírica trovadoresca medieval com a poesia nacionalista de Gonçalves Dias no século XIX.
1.2 Apresentação
Este projeto destina-se aos alunos do 1º ano do ensino médio da escola EE Jardim das Margaridas. Trabalharemos as relações entre a Literatura Brasileira e a Literatura Portuguesa comparando os dois cantos, os autores e estilos desses autores e a época em que eles foram escritos. Usaremos comparações, leituras, análises e comentários sobre ambos.
1.3 Justificativa
Estaremos ajudando o aluno a dominar melhor um gênero textual, a amplificar o conhecimento, desenvolvendo a capacidade de percepção das mais sutis diferenças e semelhanças, nos diversos estilos literários; e através das atividades propostas, perceberemos as dificuldades diante do assunto, ampliando assim o conhecimento, a confiança e auto-estima em relação ao assunto, ao trabalharmos a literatura na escola
1.4 Objetivos Gerais
Mostrar para o aluno como a cantiga de amigo, escrita na idade média, pode ser retomada no século XIX permanecendo com as mesmas características, mas abordada por poetas diferentes.
1.5 Objetivos Específicos
Proporcionar a cada aluno a capacidade de perceber as semelhanças e as relações entre as duas cantigas; desenvolver condições próprias para analisar, refletir e expressar sua opinião crítica; ampliar seus conhecimentos através da atividade da leitura e da pesquisa.
1.6 Conteúdo
· Trabalhar com a cantiga de amigo "Ondas do mar Vigo", Martim Codex, CV 884, Era Trovadoresca e o canto nacionalista de Gonçalves Dias, "Leito de folhas verdes";
· Apresentação dos poemas;
· Lírica trovadoresca;
· Características da cantiga de amigo;
· Estética romântica do século XIX;
· Características da primeira geração romântica;
· Semelhanças entre a cantiga de amigo trovadoresca e o canto nacionalista de Gonçalves Dias (poeta da primeira geração romântica).
1.7 Plano de trabalho
1ª aula: Apresentar as cantigas aos alunos, separá-los em