Prova
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Primeira Avaliação – Economia III
Nomes: Amanda Véras
Matrícula: 08010347
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Economia III
Professora: Carlos Eduardo F. de Carvalho
São Paulo, 2011
Questão 1 – O sistema monetário internacional, conjunto de instituições e regras disciplinadoras, reúne os Sistemas Monetários dos Estados e obedece a uma hierarquia. As funções que o SMI desempenha são de fundamental importância para o Sistema Internacional e estão relacionadas a questões de poder e hegemonia. Os autores Keohane e Nye em “Power and Interdependence” defendem a idéia de que as questões monetárias podem também ser equiparadas àquelas de poder: “(...) the international monetary issue area (is) tightly connected (...) Perceptions of policymakers can profoundly affect the monetary system (...)”. Com isso, o SMI possui funções outras que não só as “técnicas” ou práticas - apontadas pelo autor Eichengreen - de dar ordem e estabilidade aos mercados cambiais e promover a eliminação de problemas de balanço de pagamentos, por exemplo.
Dessa maneira, podemos entender essa multiplicidade de funções ao estudar, por exemplo, o arranjo de Bretton Woods e as implicações que este possuiu em assuntos internacionais. Pode-se dizer que com a conferência, os EUA firmaram-se como potência e consolidaram o dólar como moeda hegemônica. Nesse ponto, questões monetárias serviram também a propósitos políticos, saindo da esfera estritamente econômica. Entretanto é importante destacar que durante o processo de idealização de Bretton Woods, buscava-se não apenas suprir interesses políticos estadunidenses, mas também atender objetivos comuns aos países:
(...) muitos vêem Bretton Woods como apenas mais um capitulo da consolidação do império norte-americano, (...) há os que acreditam que a conferência foi uma iniciativa (...) dos países aliados, que buscavam organizar coletivamente as