Plano de aula de educação física adaptada
Faixa etária : crianças de 12 – 14 anos
Número de alunos : 20 alunos
Observação : 4 cadeirantes
Tempo de aula : 30 minutos
Materiais : 4 bolas de handebol, 8 cones pequenos e 2 quadros de remissão.
Conteúdo : Jogos
Objetivo : Proporcionar ao deficiente físico (cadeirante), uma participação, juntamente com os demais alunos em um jogo de Tchouckbol.
Parte Inicial : aquecimento
Atividade : Quatro alunos dispostos um ao lado do outro, separados por uma distância determinada com cones. A frente de cada aluno, a uma certa distância marcada com cones, forma-se colunas com 4 alunos em cada uma delas. Os quatro alunos representando suas respectivas colunas, estarão com uma bola de handebol, onde farão um lançamento para o primeiro de cada coluna, este lançará de volta e voltará para o final da coluna, e assim sucessivamente, até que o primeiro da coluna retorne ao seu lugar de início. O aluno que estava separado vai para a fila e o primeiro da fila vai para o seu lugar, continuando o processo de rodízio.Os cadeirantes participam normalmente junto dos demais, lançando, recebendo as bolas e também se locomovendo nas colunas, participando do rodízio.
Tempo : 5 minutos
Parte Principal : Jogo Tchouckbol
Atividade : O jogo será executado de maneira tradicional, em uma quadra poliesportiva, onde no lugar dos gols serão adaptados dois quadros de remissão no centro de cada área com raio de 3 metros. Quadros de remissão são traves com aproximadamente 40º graus de curvatura e preenchidos por uma rede de borracha.O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.
Formas de marcar pontos:
- Quando a bola é lançada ao quadro, rebate no mesmo, retorna e toca o solo fora da área do quadro, é ponto da equipe que à lançou.
- Quando a bola é lançada e rebate no jogador que à lançou ou toca em qualquer integrante da sua equipe, será ponto da equipe adversária.
- Quando a bola rebate no quadro e