PLANO DE AULA DE ARTES (EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
Minha turma é composta por 20 alunos, faixa etária de 10 anos, sendo que dois são alunos de inclusão: um é surdo e outro é autista.
Como o movimento para educação inclusiva teve início nos anos 80, me inspirei em Beatriz Milhazes, pois foi em 1980 que sua trajetória pelas artes plásticas começou, quando ingressou na Escola de Artes Visuais. Portanto, para essa turma pensei em trabalhar com desenho, pintura e colagem em mandalas, pêndulos, quadros, cordões, etc... tudo baseado em suas obras.
Utilizarei 4 aulas, pois tenho certeza que vai prender a atenção e agradar muito os alunos, pois suas obras são bonitas e interessantes e irá prender a atenção dos alunos, já que a cor é um elemento muito presente em suas obras e inclui também a abstração geométrica e seu referencial específico sobre o carnaval, colagens, justaposições e sobreposições, essa mistura inspira muito o processo construtivo.
Como material de apoio, mostrarei aos alunos, imagens, vídeos (com legenda), documentários sobre a artista e suas obras. Vou descrever fatos e analisar suas obras de artes.
Sei que devo:
- Usar uma linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos e evitar o máximo possível o exagero de informações.
- Buscar sempre, através de estímulos positivos e motivadores, a participação de todos nas atividades propostas e respeitar suas limitações.
- Dar oportunidade aos alunos para que estes identifiquem as possíveis diferenças e semelhanças dos conteúdos tratados.
- Estimular, em alguns momentos da aula, a autonomia dos alunos para que estes possam demonstrar suas ideias.
- Durante a execução das atividades, sempre que possível, enfatizar outros conhecimentos relacionados àquela atividade como cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que estimulem sua aprendizagem cognitiva.
Em fim, incentivá-los a desenvolver habilidade crítica para a leitura das obras de arte.
Sei que terei certa insegurança em atuar