Resumo Adaptado A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social
A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social
1. Os projetos societários
A teoria social crítica, nos mostra que a sociedade não é um ser pensante, onde a mesma traça seus objetivos e pretensões futuras. Entretanto, os membros que compõe essa sociedade tem essa capacidade de planejar e executar suas metas, seja ela, individual ou coletiva. Com base nos seus interesses e valores de uma pessoa, ou de um grupo, cria-se então um fim a ser alcançado.
Os projetos societários são projetos coletivos, que apresentam uma imagem da sociedade a ser construída, que através de determinadas ideias, justificam-se os meios a serem tomados para a sua concretização de maneira macroscópica, ou seja, que possui grande abrangência. Somente os projetos societários tem essa característica, já que outros projetos coletivos não possui essa amplitude.
Em sociedades como a nossa, projetos societários interferem diretamente as relações estre as classes, ainda que ressaltem outros aspectos como: culturais, de gênero, étnicos, e etc. Mesmo assim, com as transformações que o sistema capitalista propõe a todos os projetos adotados, não conseguindo reduzir a diferença (principalmente econômica) entre as classes sociais, nem as constantes “lutas” entre as mesmas.
Com essa visão, os projetos societários sempre lidam com essa relação de poder entre as classes sociais. Procurando atender as diferentes demandas e aspirações da população, de acordo com interesses essenciais, pondo em prática esse conjunto de ideologias, deixando-a exposta a transformações e renovações com o decorrer do tempo.
A concorrência entre os mais diversos projetos societários é uma das características da democracia. Onde as mesmas, podem disputar a preferência dos indivíduos da sociedade, onde “votarão” de acordo com as suas próprias percepções. Mas, a história nos mostra, que mesmo num quadro de democracia política, seja por razões econômica-sociais, culturais. Os projetos societários que