PLANO DE AULA CONSTRUTIVISTA
Escola: Escola de ensino fundamental.
Turma: 5° ano.
Carga horária: 50 minutos.
Disciplina: Educação Física.
Professor: Antônio
2 JUSTIFICATIVA:
“Em relação ao seu papel pedagógico, a educação física deve atuar como qualquer outra disciplina da escola, e não desintegrada dela. As habilidades motoras precisam ser desenvolvidas, sem dúvida, mas deve estar claro quais serão as consequências disso do ponto de vista cognitivo, social e afetivo. Sem se tornar uma disciplina auxiliar de outras, a Educação Física precisa garantir que, de fato, as ações físicas e noções lógico-matemáticas que a criança usará nas atividades escolares e fora da escola possam se estruturar adequadamente.” FREIRE (1991).
A abordagem construtivista busca a inter-relação disciplinar a fim de desenvolver para além do desenvolvimento motor, a construção de esquemas motores que ampliem a noção do movimento, respeitando os aspectos biológicos e psicológicos do sujeito, pré-estabelecendo como objeto de trabalho o conhecimento prévio da criança, pautando seus conteúdos a partir da brincadeira.
Diante desses fatores a escolha da dança, especificamente do estilo forró, possibilita que esses pressupostos sejam trabalhados com a turma do 5° ano do ensino fundamental para a formação motora e cognitiva dos alunos.
3 TEMA: Brincar, dançar, dividir e multiplicar. Construindo saberes através da Educação física.
4 OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver o estilo de dança forró através do raciocínio lógico matemático em uma perspectiva lúdica;
Realizar a construção de elementos para a aula ampliando a linha do conhecimento matemático;
Ampliar o desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo e motor através da vivência da dança com os jogos e brincadeiras populares e adaptados.
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ensinar o forró através da inter-relação com o raciocínio lógico matemático;
Problematizar as quantidades necessárias para desenvolver a confecção dos materiais utilizados na aula;
6 CONTEÚDOS: